Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

Uns 20 anos atrás, tinha um restaurante na Rua Barão de Iguape (bem perto da Conselheiro Furtado) que apelidamos com a obviedade de “Barão”. Esse lugar servia um macarrão muito saboroso com o que chamávamos de “nervo”, tinha leite de soja doce e salgado e outros pratos bem gostosos. O restaurante infelizmente fechou, mas deixou marcado na minha memória diversos almoços de família com esse prato (que eu incrivelmente comia sozinha, mesmo sendo pequena).

De uns meses pra cá, a família descobriu outro restaurante na mesma rua, só que mais perto da Avenida Liberdade.

Ambiente bem claro, pé direito altíssimo (coisa rara pros restaurantes chineses) e um senhor simpático em todos os sentidos! Falava mandarim e umas palavras em português. Sempre sorridente e tentando ao máximo fazer seus clientes se sentirem bem. Esse é o “Senhor Li” que o nome do restaurante leva: Caldo de Carne do Senhor Li.

O cardápio é enxuto e  todas as opções são saborosíssimas! E adivinha qual restaurante lembrou? O Barão! Por que? O senhor Li tem macarrão com caldo saborosíssimo e algo parecido com o “nervo”! \o/ Aqui, seria o macarrão com caldo de carne e tendão bovino ao shoyu. Além desse ele tem a versão tradicional, com tiras de carne e raiz de mostarda em conserva, com caldo de galinha, com costelinha de porco e cebolinha, com macarrão de arroz…. Enfim. São 9 variantes do macarrão com sopa!

Mas o macarrão daqui não vem só com a carne e o  tal do nervo… Vem com cebolinha, vegetais chineses e um caldo riquíssimo em sabor! Nossa… Foi amor imediato entre o estômago e a tigela de macarrão!

Não contente com a felicidade que foi relembrar os sabores de infância, descobrimos que ele ainda serve uma espécie de chá da casa (chá de mel caseiro) que lembra muito os chás que tomamos na China. No cardápio ainda tinha caldo de amendoim com leite que preciso experimentar e o chá de leite com pérola caseiro (o famoso pobá / bubble tea). Além disso, os pratos podem vir acompanhados de ovos marinados em um preparado de molho de soja que fica uma delícia com o macarrão.

O serviço depende da quantidade de pessoas. Já fomos quando estava lotado e o Senhor Li e sua esposa corriam para lá e para cá para atender todo mundo, mas também já fomos em horários em que o restaurante está mais tranquilo e os mesmos Sr. Li e esposa vem nos atender. De vez em quando vemos alguém a mais auxiliando na cozinha.

O fato é que o próprio cozinheiro te atende. E te explica as coisas. Isso me traz um tipo de felicidade: estar na posição de uma cliente que pode apreciar e elogiar o serviço diretamente para quem faz de verdade.

Sopa de Carne do Senhor Li

Rua Barão de Iguape, 34 – Liberdade

Aceita apenas dinheiro!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.