Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

Screen Shot 2016-07-25 at 4.46.33 PM

Sempre que eu queria desviar da Avenida Paulista para ir para casa eu passava na Rua São Carlos do Pinhal e olhava o restaurante com cara de antigo do lado direito da calçada. Me perguntava porque não conhecia aquele local… Sempre pensava “ahn… meus pais já devem ter vindo aqui e não acharam tão bom… por isso que não tenho esse restaurante na memória”. Mas eu não podia estar mais enganada: ninguém da família havia testado comer ali.

Coloquei a foto de um dos pratos no instagram e algumas pessoas já diziam conhecer. Opa então ele é mais antigo mesmo! Ao entrar, algumas peças de decoração chinesa se encontram à sua esquerda e você logo tem a vista do salão bastante simples: mesas de até 4 pessoas, toalhas coloridas e um papel que evita que a gordura da comida manche a toalha. Porém, nossa primeira visita foi de chineses. A família inteira comparece e, no andar de cima, encontramos as nossas familiares mesas redondas para mais de 8 pessoas.

O cardápio? Pois é… Neste dia vimos um cardápio longo, com muitas fotos e completamente escrito em chinês. Cada prato que víamos queríamos saber o que era. Afinal, todas as apresentações eram diferentes do que conhecemos. Ao perceber que grande parte das fotos continha um pigmento avermelhado em todos os pratos nos surgiu a dúvida – será isso tudo pimenta? Dependendo da região da China, a culinária tem tendências diferentes… A de Shanghai, do pouco que eu conheço é uma mescla de várias culinárias das províncias próximas a essa região. Lá, as comidas são mais agridoces (não ouse em pensar naquele frango com molho vermelho do China in Box que você leva um tabefe, viu?). E nós, adoradores de comida mais adocicada cantonesa, optamos por pedir sem pimenta.

A segunda vez que fomos, nos sentamos no andar debaixo, em uma mesa para 4 pessoas. Sabem a parte divertida? Quando nos deram o cardápio era outro! Seria dia de semana? Seria jantar executivo (ha!)? Não… seria: cardápio para brasileiros. Os pratos fenomenais que mostrarei nas fotos a seguir não foram identificados facilmente por nós no cardápio brasileiro. Mas nada temam! É só pedir o cardápio com fotos e a moça que anotará os pedidos fala chinês E português! Ufa, alívio instantâneo.

Screen Shot 2016-07-25 at 4.46.42 PM

Apresentando tchananananana! Xiao long bao!

Essa maravilha de dumpling é da região de Shanghai mesmo! A única vez que comi aqui em Sampa foi no Rong He, mas esse não tem nem comparação! O querido “pastelzinho”, caçado principalmente pelo meu irmão, guarda uma das coisas mais maravilhosas no seu recheio: uma sopinha super SUPER saborosa. Depois de muito ensinamento de youtube, aprendi que devemos usar a colher e os palitinhos para apreciar!

Ok, só por isso já foi motivo de ir duas vezes no mesmo mês. Estar longe da Liberdade às vezes é uma vantagem, às vezes desvantagem (não tem passeio nas lojinhas depois… só se você quiser ir no shopping. Mas nem é a mesma coisa)

Screen Shot 2016-07-25 at 4.46.55 PM

Já este proximo prato, apresentado em uma panelinha com fogaréu de ferro, todo bonitoso é…

é….

é….

Rim.

Não amei, mas não deixei de experimentar. Faremos mais comentários depois que eu experimentar em outros lugares para ter um comparativo melhor.

Screen Shot 2016-07-25 at 4.47.07 PM

Essa coisa no meio, escura, é enguia. Eu super sem saber o que estava fazendo, claro, comi com a espinha e tudo. É bem saborosa, principalmente depois que você descobre que tem que tirar a espinha hahaha (gula é o ó).

Ainda comemos milhares de outros pratos (estávamos em família né?) e na segunda vez que visitamos tomamos uma sopa de wonton e comemos um macarrão com caldo de porco muito boa. Com certeza vamos voltar diversas vezes!

Shanghai Restaurante

R. São Carlos do Pinhal, 92 Bela Vista‎ – São Paulo SP, 01333-000
Tel: (11)3288-8628 / 3289-6587
Horário de funcionamento: 11h/15h e 18h/23h

Tempo de Espera/Filas? Não teve espera nem fila quando fomos.
Atendimento: Brasileiro e Chinês
Imperdível: XIAO LONG BAO! Aprendeu?
E a comida? Saborosa (e pedimos sem pimenta hein?) e muito boa! Fora que eu gostei dos utensílios para a apresentação!
#ficaadica: Peça o cardápio em chinês. Aponte e vai na sorte. Nada como experimentar coisas novas. Ou use o google tradutor, caso você tenha alergias ou não goste de algum ingrediente ou proteína em questão. Como rins ou enguias. ehehe

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.