Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

Ouvi falar disso há mais de 10 anos atrás… e na época falaram: “carne de porco em pó”. Me lembro de rir e achar muito estranho, mas não fazer a menor ideia do que seria isso.

Eis que andando em Hong Kong, finalmente entendi o que era essa “Carne em pó”. Era o que chamam lá de Pork Floss!

肉鬆, também chamado de meat wool, meat floss, pork sung ou yuk sung, é uma carne seca mas muito leve e fofa, com a textura que lembra algodão. É adocicada e também salgada, dando novas dimensões para as coisas! A textura? Lembra um pouco o algodão doce: aquele emarenhado de fios saborosos que derretem na boca.

Aí você pensa… Primeiro: “Esse visual é muito estranho…” Segundo: come isso aí com o que?

Pois é! Como o café da manhã era sempre uma paradinha no Breadtalk, vimos que além de vender o pork floss separado, ele estava sempre com um topping dos pães! Mas podem rechear vários produtos panificados doces ou salgados!

Depois vimos em biscoitos adocicados que até lembram o sembei, mas que o toque salgadinho fazia toda a diferença da vida!

Dando uma pesquisada na internet querida, fui ver como que é feito: cozinhe cortes de carne de porco em uma mistura de molho de soja doce até que as fibras do músculo possam ser quebradas com um garfo. Até aqui tudo bem, lembra como desfiar frango né? Depois que a carne praticamente fica desfiada e a água drenada, vai tudo pro forno pra secar. Depois, isso tudo amassado e batido e jogado na wok pra secar completamente. Aparentemente, 5 kg de carne vão resultar em 1kg de pork floss! Haja trabalho!

Mas se você não se animou a produzir seu próprio pork floss (eu certamente ainda não me animei), boas notícias! Tem para vender aqui na Liberdade! O preço não é dos mais amigáveis… Entre R$60 a R$ 80! Porém, a saudades de comer e a curiosidade de saber se é bom aguentam apenas por um tempo. Sorte que a família trouxe um pote pra matar saudades!

Esse aqui eu encontrei nas prateleiras mais altas do Towa!

Fontes: Wikipedia, Serious Eats e experiências locais

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.