Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

Há um tempo atrás, eu descobri o Snowfall lá no Bom Retiro. Em pouco tempo (questão de meses) eles abriram uma unidade na icônica Liberdade e outra na Oscar Freire. A sensação é de que lentamente (ou rapidamente, dependendo da referência) a cultura coreana está aparecendo e ganhando muitos simpatizantes! Assim como quando o mangá, anime, sushi e tantos outros itens que refletem a cultura popular japonesa conquistaram os paulistas, o K-pop, Frango frito, kimchi, bibimbaps e bulgogis também estão chegando… junto com o bingsu – sorvete coreano que lembra neve fofa. Talvez a descrição que dê mais certo é: uma raspadinha fofinha de leite com sabores que variam de chá verde a chocolate com oreo.

Se tivesse que reivindicar quem trouxe esse tipo de “neve” para SP, eu diria que a foi Snowfall com seu bingsu. Essa neve aparece ainda com outros nomes além de bingsu: snow ice, shaved ice etc…

Mas, diferente do que você deve estar pensando, esse não é um post sobre a Snowfall. Eis que andando nesse final de semana encontramos um lugar novo… Com o nome de Iglu Shaved Ice.

Mas peraí, shaved ice? Será que alguém apareceu para desafiar o império de bingsu do Snowfall? Com esse nome… Demorou um tempo para entender o que era o Shaved Ice. Diferente do concorrente que fica do outro lado da rua, eles apresentam um sorvete que lembra mais hmmm.. como explicar? Sabe quando você vê aquelas lascas enormes de chocolate no bolo floresta negra? Ok, agora imagine lascas gigantes, mas feitas de neve saborizada! Fica parecendo um sorvete folhado! Olha só:

Foto: Blog Backpacker Lee

A forma é parecida, mas o sabor e acompanhamentos mudam. O que achei de interessante da versão de neve do Iglu é que não tem sabor acentuado de leite que a versão coreana tem. Eu provei de chá verde, blueberry e inhame. E olha, eu gostei MUITO mais o de inhame! Mas eu sou suspeita… Quando a gente vai no Snowfall eu peço aquele de injeolmi: pó de soja, mochi e lascas de amêndoas com mel.

Nomes parecidos, mas formatos diferentes. Fui procurar então como é que chama essa versão de neve! Olhando o cardápio do Iglu, tinha escrito o nome do produto em chinês e a tradução versão que encontramos de mian mian bing (绵绵冰) seria algo como “neve macia”. Encontrei então uma sobremesa em Taiwan que chama xue hua bing (雪花冰), uma variação do Baobing (nome chinês dado ao bingsu/snow ice coreano). Porém, me parece que ao invés de ser feita de gelo saborizado ou leite, é feita com leite condensado! Os maníacos por açúcar ficam felizes ahahaha.

Bem, minha conclusão é que ainda surgirão propostas muito parecidas e que os nomes ainda vão dar confusão… até o momento, todas as “neves” aqui em SP chamam Snow Ice. Veremos o que vai acontecer né?

Mas antes de acabar o posto fica a dica do Iglu: além da neve, pedimos o travesseiro de manga. É um pedaço de manga doce doce doce com chantilly (não muito doce) e coberta por uma massa de panqueca fininha. ADOREI essa ideia! Quero voltar pra comer mais uns 3 desses. Típico de Hong Kong, é leve, docinho e não faz tanta sujeira quanto as neves (eu contei que outro dia eu sai na rua com um pote de snow ice e estava ventando e meu snow ice saiu por aí, literalmente, voando? Pois é…)

Iglu Shaved Ice

Rua dos Aflitos, 21 – Liberdade
Horário de funcionamento: seg à sex: 12h às 20h | sáb e dom: 12h às 19h

Tempo de Espera/Filas? O lugar é bem pequeno caso você queira sentar
Atendimento: Todo mundo falando português, tudo certo!
Imperdível: Ahn… pra mim foi o travesseiro de manga!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.