Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

Estava quase no final do meu passeio na Liberdade quando vi uma placa escrita: Yummy. E as ofertas que estavam nela iam de snow ice a bubble teas. Hm. Fiquei mini-curiosa e fui andando só pra ver qual que era … Mais um espaço querendo a onda da moda?

Pois bem, dei de cara com esse cardápio aqui:

Creme de leite? E na foto uma espuma branca com líquido claro… Espuma e chá? Espuma e cerveja? Butterbeer?

Comecei a ler as opções e a coisa ia ficando cada vez mais enigmática: creme de leite com chá de rosa e oolong. O.o

Ok, vamos entrar que isso tá é muito estranho.

Entramos e vimos que tem uma parte externa com uma grama sintética e todas as mesas tomadas por orientais. Aí é que eu comecei a ver: não tinha um ocidental sequer. Todos eram chineses… Do lado de fora era a área de fumantes, resolvemos entrar e nos sentar na parte de dentro.

Após olharmos novamente o cardápio uma mocinha veio falar conosco. Perguntei o que era esse tal creme de leite e com toda a simpatia do mundo, um português bom mas com bastante sotaque e um sorriso ela explicou: esse creme de leite tem um leve toque de sal que mistura com o doce do chá (ou do café).

Olha, minha cabeça não conseguiu imaginar. Queremos esse mesmo! Um de chá de crisântemo e verde e um de café, por favor.

Ela trouxe os copos nada atraentes, de plástico e tampados, porém ainda sorrindo, nos ensinou como tomar para obter o máximo da experiência creme com chá/café: leve o copo à boca e levante bastante o copo para que você possa saborear ao mesmo tempo o creme que está por cima como uma espuma e o chá/café escorrega por baixo, misturando tudo na boca.

Apesa dos vários tons de branco aqui, você consegue ver a espuma grossa que esse “creme de leite” tem? O chá/café está na parte debaixo…

Mas não é que o negócio é bom? Chegamos a conclusão do dia: o de café é o que mais combinou com esse sabor mais salgadinho.

E preciso ressaltar: esse foi um atendimento exemplar. Todo mundo sabe que quando você vai em um lugar que só tem chineses (atendentes e clientes), eles não conseguem te explicar muito bem… e nem tentam. No Yummy, a moça explicou tudo, perguntou se estava bom e ofereceu canudinho e colher depois que viu que estávamos tentando tomar a espuma. No caixa, um moço fez a cobrança e num português com muito sotaque, alguma dificuldade mas muita boa vontade, tentou da melhor forma que sabia nos responder sobre o tempo de existência da casa. 1 ano! E eu nem desconfiava!

Fui procurar mais sobre essa bebida. Nome português? Ainda nada. Inglês: sea salt cream top tea. Chinês: 香甜奶盖.

O que vai nesse creme? Aparentemente uma mistura de creme de leite ou heavy cream gringo + leite + sal marinho.

A ideia surgiu em Taiwan e originalmente com o café. Wu Cheng-hsueh, dono de uma loja de chá em Taiwan chamada 85ºC (com mais de 300 lojas em Taiwan e expandindo para China, Austrália e EUA) contratou chefs para criar drinks e sobremesas para seu conceito que pudessem ser vendidos pela metade do preço do Starbucks. Colocar sal marinho no café surge do hábito dos taiwaneses de salpicar um pouco do tempero em cima de frutas.

A mania pegou e foi do café para os chás. Por isso quando buscamos na internet vemos a mais grande variedade de cores com esse cream top. O interessante é que nas leituras eles indicam que você tome da seguinte maneira: lamba a espuma para aguçar suas papilas e depois tome o café ou chá.

É… muita coisa para aprender em tão pouco tempo nessa vida.

Fonte: Time

Yummy Ice

Rua Galvão Bueno, 412 – Liberdade
Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 22h

Tempo de Espera/Filas? Tem bastante mesas e bastante rotatividade. Mas se não tiver lugar, as bebidas são portáveis
Atendimento: Foi um dos melhores: a moça fala chinês e português. Simpáticos e informativos
Imperdível: Apesar de ter Snow Ice, Bubble teas e outras sobremesas, experimente o “Creme de leite”

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.