Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

Claypot?

Nunca vi isso nada vida.

Bem, claypot é o nome dessas panelas de argila que levam arroz e alguma proteína junto. O que isso tem de especial você deve estar se perguntando… O material dessas panelas permite uma certa ventilação que faz com que a comida retenha água do lado de dentro, mesmo quando está sendo aquecida. Portanto, depois que a panela é retirada do fogo, a comida continua cozinhando por um tempo, além de manter o calor por um período maior. O prato icônico neste utensílio é um claypot rice, ou seja, um arroz com alguma carne que fica fofinho no centro e crocante e tostado nas paredes da panela! Sim! Texturas diversas no mesmo prato com o mesmo ingrediente! Divertido né?

Antes, para fazer esse tipo de refeição, as panelas eram aquecidas em um fogão com carvão, facilitando a regulagem da temperatura. Porém quase lugar nenhum faz isso agora já que ter um fogão com carvão além de não ser prático é caro e ocupa um baita de um espaço.

Enquanto estive em Hong Kong, achamos um lugar que ainda faz os claypot rice nesses fogões de carvão. Já tem mais de 30 anos que eles fazem as refeições assim. O lugar chama Hing Kee e fica na Temple Street. Usam pedaços de carvão da Cingapura pois eles queimam por mais tempo, o que faz com que seja mais fácil controlar a temperatura de cocção. De acordo com a tradição, este lugar serve um arroz de uma mesma colheita para que fique tudo muito perfumado e com sabor equilibrado.

Resultado? Olha, eu tinha uma memória de que esse arroz era mais gostoso quando experimentei e uma outra oportunidade nos… Estados Unidos. Claro que o que eu tenho é uma memória longínqua… Mas tudo bem!

Além desses prato, existem ainda outros feitos nesse tipo de panela. Eles usam esse utensílio para receitas que pedem um cozimento lento.

Se você quiser se aventurar na cozinha, existem 2 tipos de panelas uma que tem um cabo na lateral e uma que parece uma panela comum (igual a primeira foto). Podem ser sem esmalte ou parcialmente esmaltadas. Em ambos os casos, são feitas de materiais porosos como a argila que estamos falando desde o começo. O que acontece de interessante com esses tipos de materiais é que a panela vai ganhando sabor conforme o tempo. A diferença no acabamento (ter esmalte ou não) é que a esmaltada dura mais tempo. Abaixo, é a versão da panela com cabo do restaurante Hing Kee (Hong Kong)

Muito bem, mas e os sabores? O tradicional é arroz com carne de porco e linguiça chinesa. Na China nos ofereceram versões com ovo (como a foto do Hing Kee). Mas claro, outros sabores já apareceram. Eu já cheguei a comer um que era carne de porco macerada com carne de peixe e um bok choy (verdura chinesa) em cima. Delícia demais!

Agora, você está aí achando que eu tô me gabando de falar desses pratos que você nunca vai provar na vida a não ser que você viaje. NÃO! Temos restaurantes que servem esse tipo de coisa aqui em São Paulo!

Um deles é com o nome curioso de China Incenso (claro que o nome original não é esse, mas o Google disse que é). A dona não conseguiu me traduzir muito bem o nome, mas tá tudo bem. Ela foi uma simpatia de pessoa, falava português daquele jeito bem de estrangeira tentando seu melhor. E veja só o resultado:

Curiosidade? Achei esse melhor que o de Hong Kong! Tinha mais sabor em tudo: no arroz e na carne! Dá até raiva de você viajar pro outro lado do mundo e descobrir que você podia ter experimentado isso em um bairro próximo? Nem tanto, a ideia sempre é experimentar! E fiquei feliz de encontrar isso por aqui!

Além das panelinhas, eles fazem também um item bem característico da culinária do sul da China: Cheong Fun. E ainda pergutando se você quer misturado com ovo! O que é Cheong Fun? Nada mais do que rolinhos de massa de arroz recheados de carne de porco com um molho adocicado que usa o molho de soja como base.

China Incenso

R. Dr. Rodrigo Silva, 135 – Liberdade

E se você pensou no bibimbap coreano, muito bem! Eles tem certas similaridades! Vale experimentar cada um deles para entender as diferenças e apreciar todos!

Fontes:
A Tasty Guide To Hong Kong Snacks – CCI
Phoenix Claws and Jade Trees – Kian Lam Kho
Visita no Hing Kee (HK)
  1. 14/11/2017

    Fiquei com água na boca!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.