Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

Já ouviu falar de bubble tea?
Se você está em São Paulo, deve ter reparado na quantidade de casas de “chá gelado”… Uma das primeiras casas que vendem unicamente bubble teas que conheci foi a Tea Station na Liberdade…  De lá, apareceram outras como a Bubble Kill (Liberdade e Shopping Pátio Paulista) e também a Tea Hub (no Shopping Pátio Higienópolis). Se você caçar um pouco mais vai descobrir que alguns restaurantes como Petiscos do Tigre também tem!

Mas qual é a do chá gelado ultra colorido que está surgindo?

Esses são os chamados Bubble teas, também chamados de pearl milk tea ou boba mill tea.  São chás gelados (verde ou preto – e agora acho que também fizeram com branco) adocicados com calda e com bolinhas de tapioca no fundo. Essas bolinhas de tapioca é o que chamam de “pearl”, boba ou a forma brasileira: pobá.  Para poder comê-las, os copos vem com um canudinho mais grosso e assim que você bebe, as bolinhas vem junto! Podem ser feitos com leite ou não.

Photo credit: kattebelletje

Inventados na Chun Shui Tang Teahouse em Taichung, é uma bebida Taiwanesa de meados de 1980. O fundador dessa casa de chá observava que os japoneses serviam café gelado na época e quis testar a ideia com o chá. A ideia não só vendeu como começou a ser replicada em todos os lugares. No entanto, quem deu a ideia de colocar as bolinhas de tapioca na bebida gelada foi o gerente da casa de chá.

Como tudo nessa vida tem origens paralelas, a casa de chá Hanlin em Tainan, também Taiwan, afirma que inventou a bebida. Usando a tapioca branca, que lembra pérolas, batizou o chá como pearl tea. Logo depois, a casa mudou para as bolinhas de tapioca escura que é usada até hoje.

Photo credit: NabzIsALamb ✮ via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

Minha primeira experiência com esse tipo de coisa foi na Liberdade mesmo. Antes de aparecerem casas de bubble tea, a padaria Itiriki trouxe o chá, os pobás e toda a mania. Mas era uma coisa pontual e que só os frequentadores do bairro sabiam. E olha que isso faz bons… 15 anos atrás! Depois, descobrimos que os Estados Unidos importou a ideia e dependendo do Estado e da região que você está, é possível encontrar diversas casas de bubble teas com os cardápios mais extensos do universo! A customização pode ser feita na base do chá, no tipo de leite (a Tea Station faz uma versão com Yakult que é ó… delícia), no sabor da bolinha. Sim, pois antes tínhamos apenas a tapioca preta, mas hoje em dia você encontra bolinhas no sabor lichia ou até mesmo uma versão com sagu saborizado em sucos diversos (esse tipo eu tomei na Loja do Chá).

Se você já tomou o frozen yogurt no Yo Gu Ti que tem na praça da Liberdade, já viu bolinhas transparentes com sabor lichia. Quando você morde, vem aquela explosão docinha. Essas são as bubbles de agar-agar, uma alga que faz essa barreira mais resistente com um suco/calda saborizada. Agora, o pessoal andou mudando os sabores e temos de tudo:

(Meu celular não gosta de tirar fotos bonitas)

Portanto, o campo para os criativos do sabor está aí para ser explorado.

Tinha um vídeo super bacanóide no youtube de um canal que o Tastemade produzia: Thirsty For. O vídeo é muito didático, mas o modelo de negócios do Tastemade mudou então, ficaremos sem… =(

Mas se você buscar essas palavras, com certeza vai encontrar pessoas que guardaram o vídeo!

Onde achar?

Tea Station

R. da Glória, 283 – Liberdade

Terça a sábado: 11:00 às 18:30
Domingo: 11:00 às 18:00

Bubble Kill

R. dos Estudantes, 28 – Liberdade

Shopping Pátio Paulista

Tea Hub

Shopping Pátio Higienópolis

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.