Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

E sejam bem vindos a mais uma experiência cujo objetivo é conhecer a cultura chinesa através da comida! Neste mês estrelamos uma receita extremamente simples, sem referência de livros, mas com conhecimento de família: Bok Choy com tofu fermentado! E por isso, ele ganhou o nome de PLUS, tofu fermentado é meio que um termo usado e quase todos os produtos de tofu que comprei. Achei que ser genérica ajudaria você a pelo menos começar a ler o post – ehehehe.

Motivo:

Você já pediu verduras em restaurante chinês? Não? Você que está na fase pós-yakissoba, fase de exploração de pratos irreconhecíveis da culinária ocidental ou fase rolinho primavera + yakissoba, vai uma fase mandatória: EXPERIMENTE!

Na minha família, sempre há uma verdura na mesa do restaurante chinês. Para tanto, pergunta-se sempre qual a verdura que está fresca. Independente de qual for, muitas vezes, elas vem com uma pista para disntiguir se tem tofu fermentado: um caldo branquinho bem clarinho junto com alho e as verduras.

Olha aqui uma referência de verdura de restaurante!

Bok Choy & Tofu Fermentado

Curiosamente, milhares de programas de origem inglês (sim, leia-se Jamie Oliver e Nigella) adoram esse verde! Sabem por que? Essa verdura é resistente ao frio e se deu bem no solo do norte europeu. O Bok Choy tem a base branca e folhas verde escuras. São populares no sul da China e no sudoeste da Ásia.

O Tofu Fermentado em questão é o branco. Nos Estados Unidos eles chamam de Bean Curd Cheese ou em tradução livre, queijo de tofu. Usei dessa marca abaixo e no meu caso, tem óleo de gergelim.

Historicamente, esse produto teve a criação atribuída a Liu An, o Rei de Wainan, em tempos aC, ou seja, antes de Cristo segundo calendário romano. Mas a produção e utilização na China começou na dinastia Han.

A receita:

Ok, lembrando que é uma receita de família, entra naquela coisa de medidas familiares também.

Portanto, hoje a receita é uma descrição do que fiz neste dia. Se eu encontrar outras receitas de fontes interessante eu colocarei como update do post.

Ingredientes:

4 bok choys

4 dentes de alho

1/2 cubo do tofu fermentado (queijo rs)

10ml de água

óleo

Steps de preparo:

1 – Lave bem os bok choys. Eles costuma acumular um pouco de terra na base;

2 – Separe os talos das folhas, pois eles precisam de mais tempo na wok para cozinhar;

3 – Frite o alho em óleo na wok, adicione o 1/2 cubo de tofu fermentado;

4 – Adicione os talos e coloque um pouco de água. Coloque uma super tampa na wok para acelerar o processo;

5 – Coloque as folhas e assim que elas murcharem, praticamente está pronto!

E vai bem com um franguinho com chá que eu já fiz hein?

Resultado:

A verdade é que essa receita pode ser usada com qualquer verdura. Folhas de chuchu, vagem fininha e verde escura… brócolis! Fica tudo bem saboroso! E mega rápido de fazer! Confesso que a parte que eu menos gosto nisso tudo é lavar os verdes e lavar a louça. De resto, rapidinho você tem coisas verdinhas e gostosas para comer!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.