Open/Close Menu Experiências e descobertas sobre a comida, a culinária e o comer

O Ano novo chinês é comemorado de acordo com o calendário Lunar… Comemorações pelo mundo vão acontecer, além da maior migração humana. Eu explico, é que nessa época, um dos eventos do calendário mais importante para os chineses, muitas pessoas viajam para ver suas famílias. Não entendeu a proporção? Imagine a China INTEIRA viajando na mesma época para suas vilas e vilarejos, cidades e espaços familiares. 

Ok, e como vocês verão, chineses (eu me incluo nisso) dão muita importância para a comida. E claro, como em qualquer comemoração de virada de ano, existem pratos icônicos que simboliza sorte, saúde, fortuna, vida longa e prosperidade.

Um tradição também é o número de pratos disponíveis: os cantoneses gostam muito de 8 ou 9 pratos. Por que? 8 simboliza prosperidade e 9 a longevidade.

Cada região tem seus pratos icônicos, mas pelo que busquei os que aparecem constantemente são:

Peixe:

Foto: Woman’s Day


Por conta do som da palavra “peixe”, que lembra a palavra excesso, abundância e superávit.
No caso, dependendo do tipo de peixe, você trazer ainda mais sorte para sua família: Carpas lembram a palavra sorte; Mud Carp (carpa da China e Vietnam) traz boa fortuna; Bagre tem o som de abundância para o ano.


Frango:

Foto: Chinese New Year Candy Box


Devem ser inteiros pois simbolizam plenitude e união. Sim, isso pode incluir a cabeça e os pés.

Macarrão:

Foto: Pixshark


Os fios do macarrão devem ser os mais longos possíveis, e simbolizam longevidade. Não por acaso, chama-se macarrão da longevidade.


Dumplings (o/):

Foto: Bon Appetit


Sim, aqueles pastéis lindos fritos, cozidos ou feitos a vapor que a gente ama. 
Aparentemente, são símbolos de felicidade, fartura e união principalmente no norte da China. Os dumplings são parecidos com alguns símbolos de riqueza chinesa como aqueles barquinhos gordinhos feitos de ouro (são os chamados yuanbao). Segundo a Woks of Life, quanto mais dumplings você comer no Ano Novo, mais dinheiro você receberá (olha aí a turma dos gordinhos inverterados disputando).
Normalmente são feitos de carne ou vegetais e são feitos pela família toda: massa, recheio e fechamento dos bolinhos.

Veja um pouco mais no post sobre os jiaozi, dumplings que a gente gosta de chamar gyoza por aqui.

Dentro da categoria de dumplings, achei pertinente englobar os famosos rolinhos primavera

Foto: Asian inspirations

O prato é bastante popular no leste da China: Jiangxi, Jiangsu, Shanghai, Fujian, Guangzhou, Shenzhen, Hong Kong, etc. Os cantoneses já os colocam em seus dim sums com vegetais, carne ou doces. Praticamente um dos pratos mais icônicos para nós aqui no Brasil. 

São degustados neste evento especial pois lembram barras de ouro.


Tangerinas e Laranjas:
Já ouviu essa? Apresentar e comer essas frutas costumam trazer saúde e sorte. As palavras “ouro” e “laranja” se parecem no som. No caso da tangerina, o som se assemelha com a palavra “sucesso”. Como vocês podem ver, palavras de sons similares são muito forte na cultura chinesa. 
As frutas devem estar com as folhas, pois elas simbolizam longevidade.

Pratos “adocicados”

Tangyuán – Sweet Rice Balls
Foto: Wind Horse Tour
 
Famosas no Festival das Lanternas da China que costuma ser no 15º dia após o ano novo, no sul da China, são degustadas durante o Festival da Primavera (que é o Ano Novo Chinês). A pronúncia e o formato arredondado são associados com a união.

Niángao – Glutinous Rice Cake

Foto: Chow

 
Um doce que simboliza o crescimento, progresso, prosperidade e desenvolvimento, o nome niángao soa como “crescer cada vez mais alto a cada ano”. Basicamente o doce é composto de arroz mais grudadinho, açúcar, castanhas, tâmaras chinesas e folhas de lótus.

Fontes: China Highlights, Chow e Woks of Life

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2015 DIM SUM CAFÉ . Todos os direitos reservados.